Powered By Blogger

terça-feira, novembro 1

.......”Renovação do Espírito”.......



(“Não somos Seres Humanos Vivenciando uma experiência Espiritual... Antes Somos Seres Espirituais Vivenciando uma experiência Humana”!!!)
                                                                                            (Gutembeg de Moura)

  Renovar o espírito... D’us nosso “Senhor” e Criador... “uando os Afetos do Amor Mundano forem refreados – vivendo Mal, com Eles morreremos – e Quando a Alma for Vivente - Vive-se Bem – E estiver cumprida aquela sentença que disseste pela boca do Apóstolo Paulo de Tarso... “Não vos conformeis com este Mundo” (1)... Seguir-se-á aquilo que imediatamente ajuntaste. Assim disseste: “Mas reformai-vos no rejuvenescimento da vossa Mente”... Não já “Segundo a Espécie”... como quem imita uma personagem ou como quem vive Cingindo à autoridade de um Homem mais Justo. Não disseste:” faça-se o Homem a sua Espécie “... Mas:” Façamos o Homem “Nossa Imagem e Semelhança”(2)... para que entendamos qual seja a vossa Vontade.
           Além disso, o vosso Dispensador (Paulo de Tarso)... Que gerava os Filhos pelo Evangelho... Não querendo que Aqueles que alimentara com leite e que ,como ama , criara fossem criancinhas,disse-lhes: “Reformai-vos(3), no Rejuvenescimento do Vosso espírito para entenderdes qual seja A Vontade de D’us... E discernirdes o Bem, o Agradável e o Perfeito”(4)... Por isso não dizeis: “Faça i Homem”, mas: ”Façamos o Homem”. Nem dizeis: “Segundo a Espécie”, mas: “À Nossa Imagem e Semelhança”.
O Homem, Renovado pelo Espírito e Vendo Perfeitamente a Vossa Verdade... Não Precisa das Indicações de outro Homem para proceder “Segundo a Espécie”. Graças aos vossos Ensinamentos... Ele mesmo compreende a Vossa Vontade e aquilo Que é Bom... Agradável... E Perfeito. Vós os Ensinais a Ver a Trindade da Unidade e a Unidade da Trindade... Porque já é capaz deste ensinamento... Tendo Vós falado no plural: “Façamos o Homem”... Afirma-se logo no singular: “E D’us Fez o Homem”... Tendo vós falado no Plural: “À nossa Imagem”... Enuncia-se no singular: “À Imagem de D’us”...
... Deste Modo... “O Homem Renova-se no conhecimento de D’us segundo a Imagem d’Aquele que o Criou” (5)... E... Tornando-se Espiritual, Julga as Coisas que certamente hão de ser julgadas... Porém Ele de Ninguém é julgado”(6)!!!.

Gutemberg de Moura
Notas
(1) Romanos 12,2.
(2) Gênesis 1,26.
(3) 1 Coríntios 3,2; Tessalonicenses 2,7.
(4) Romanos 12,2
(5) Colossenses 3,10
(6) 1 Coríntios 2,15
Bibliografia:
Agostinho, Santo – Confissões - páginas 399-400  

Um comentário:

  1. Ao ler esse texto, me veio a mente a súplica:renova-me, Senhor!
    Que haja luz na sua vida!

    ResponderExcluir